ATITUNA

ATITUNA

Contactos

916262075
tufpceup@gmail.com

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Reportagem IV Clave

    No passado sábado, a Atituna partiu de malas e bagagens para Vila Real, para participar no IV Clave, festival organizado pela Vibratuna, cujo tema principal revolvia em torno dos estilos musicais. Partimos ainda cedo e enchemos o autocarro de música e risos até ao nosso destino (e nem as avarias no transporte e as trocas de autocarro deitaram abaixo a animação!).

    Quando chegámos, fomos logo recebidas pelos nossos guias, Rui e André, que nos acompanharam, direcionaram e apoiaram ao longo de todo o fim-de-semana. Durante a tarde, participámos no passacalles e encantámos na serenata, na Capela, com a nossa "Siempre en mi miente", tendo ainda oportunidade de assistir às serenatas das outras tunas a concurso: a Tuna Feminina de Biomédicas, a TFAAUAv e a C`a Tuna aos Saltos.

Seguidamente, participámos no roteiro de convívio pelos cafés, de desafio em desafio, entre cascatas de finos, músicas inventadas, sangria, carrinhos de shots e fotografias temáticas. No final, tivemos direito a um jantar com as tunas participantes, antes do início do festival.



    A Atituna abriu a atuação com a "Capitão Romance", dos Ornatos Violeta, tema selecionado pela tuna anfitriã para representar o nosso estilo musical, o Rock. E foi, de facto, a "rockar" que seguimos para a nossa Mariquinhas ou "Vou dar de beber à dor", de Amália Rodrigues. Foi com muita atitude que os jovens da década de 40 geraram o rock, como forma de expressar a sua revolta, e foi imbuídas com a sua essência que apresentámos os nossos "Recuerdos Bolivianos". Mas a música também é a expressão do amor, acontece em nós e nós acontecemos na música, e, por isso, enchemos o Teatro de Vila Real de nostalgia e sentimento com "O que foi que Aconteceu", de Ana Moura. Agradecendo à Vibratuna o convite e a oportunidade de viver um festival que nos marcou a todas, despedimo-nos com a nossa, e só nossa, "Criatura da Noite".


    No fim da atuação, procedeu-se à entrega de prémios, onde a Atituna levou para casa os prémios de "Melhor Serenata" e "Melhor Adaptação ao Tema". Mas se a atuação foi intensa, não chegou para sugar a nossa energia; e fomos desgastá-la na festa pós-festival


 
    O domingo foi dia de preparativos para o regresso, últimas despedidas das tunas que partilharam connosco este festival e um último almoço de convívio. Partimos, mas deixámos o eco das nossas vozes nas ruas da cidade e uma vontade apertada de voltar. Até à próxima, Vila Real!


quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Nono Aniversário da Nossa ATITUNA

Existe uma famosa música que nos diz “Vou pedir ao tempo, que me dê mais tempo”, e após celebrar já o 9º aniversário da Atituna, tudo o que podemos pedir é muito mais tempo para continuar a ser Tuna. Para celebrar este 9º aniversário, a Tuna reuniu-se na passada segunda-feira, dia 5 de Outubro, dia do nosso aniversário, dia em que tudo começou, para festejar juntas, aquilo que a Tuna tem de melhor, as pessoas, a música, a união, o espírito renascido...



Desde pessoas que já são presença constante neste jantar, a pessoas que estão lá pela primeira vez, este foi um tempo de partilha, um tempo onde se dá o que cada uma tem de melhor, umas mais extrovertidas, outras mais musicais, outras mais sorridentes, fazemos da Tuna uma vida.



Ao som da música a noite foi-se animando, existiu cumplicidade, partilha, existiu um todo, que era muito mais do que a soma das partes.



Para muitas isto foi o início, para outras mais uma etapa, e ainda para outras, este pode ter sido o fim, mas seja de que modo for, a vida é uma festa, a tuna é uma vida, por isso, estamos juntas, a rir à gargalhada.







domingo, 12 de julho de 2015

Surpresa à Nossa Sempre Atituna Taxa

Na passada Quinta-feira dia 9 de Julho, juntámo-nos na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto para celebrar a aprovação com distinção da nossa Sempre Atituna recentemente doutorada Taxa Arreganhada Atitudis Rockeiros Musicodependentis.

     
Dedicando-lhe a música "Siempre En Mi Mente" quisemos dizer-lhe isso mesmo: será sempre parte de nós e todas nos orgulhámos com a sua conquista.




Depois de sorrisos e fotografias, resta-nos desejar-lhe tudo de bom e dar-lhe os parabéns pela nova conquista! 










domingo, 5 de julho de 2015

Jantar de Encerramento 2014/2015

    Ontem foi mais uma grande noite para a Atituna. Chegou o final do ano letivo e, com ele, a altura de encerrar mais um ano. Assim, tal como já é tradição, marcámos o fecho de mais um ciclo com o nosso típico Jantar de Encerramento.
    A noite teve início no Restaurante People, espaço que o grupo de organização do jantar se esforçou para marcar com fotos e pequenos miminhos para todas as presentes. Assim, a noite começou pela apresentação da nova Mestre da Atituna: Invasão Aerius Bohemiusrapsodium.


    De seguida, passámos a transição dos cargos da Atituna, tomando posse a nova Direção 2015/2016.

  

    Seguiram-se discursos de balanço de quem entrega o seu cargo e de motivação por parte de quem assumiu, a partir de ontem, um novo cargo.

 
Mais um ano passou e, com ele, muitas memórias, festivais, atuações, gargalhadas, bons e maus momentos... Este ano trouxe um pouco de tudo mas, acima de tudo, trouxe muitos momentos de aprendizagem. Por isso mesmo, não podemos deixar de agradecer à Magister que agora "jubila" por tudo o que fez por este projeto. Um obrigada sincero, Polifónica Aorticus Garibaldis!



    A noite seguiu animada, com muita música e partilha à mistura, sem esquecer as fotos para mais tarde recordar.

 
 
 
 
 
 
 
 
 


    Termina desta forma mais um ano, com a certeza de que a Atituna continua a ser um projeto muito nosso, muito feito de pessoas, de música e de momentos como estes, que ficam.




Apresentamos, por fim, a nova Direção da ATITUNA:

Magister: Invasão Aerius Bohemiusrapsodium
Per-Magister: Fettuccine Aprioris

Relações Públicas:
1ª - Zippy Principezinhus
2ª - Buondi

Secretárias:
1ª - Yoga Lumus
2ª - Minion

Tesoureiras:
1ª - Navy CyprinusCarpius
2ª - Dunphy

Departamento de Logística:
1ª - Moove Diligentis
2ª -Gadget

Departamento de Comunicação e Imagem
1ª - XisDê Diaphanum
2ª -Cherrie

Direcção Artística:
Acordeão - Invasão Aerius Bohemiusrapsodium
Bandolim - Sakura
Cavaquinho - Buondi 
Contrabaixo - Zippy Principezinhus
Estandarte - Pixel
Guitarra -Slash
Pandeiretas - Fructis
Percussão -Gadget
Solistas - Shanty Atlanticus

Voz Baixa - MEO
Voz Média - Pixel
Voz Alta - Minion

domingo, 21 de junho de 2015

A Atituna em São Romão do Coronado

    Foi no passado dia 20 de Junho que a Atituna rumou a São Romão do Coronado para uma atuação na terra da nossa Mestre Etiqueta.



    Neste arraial de S. João a Atituna tratou logo de fazer amizades e estreitar laços com as outras tunas presentes, a Cantuna, a TMDP e a Legislatuna e foi neste espírito de festividade que a Atituna começou a atuação com a nossa Mariquinhas, para celebrar toda a animação que estava ser vivida e à qual trouxemos os nossos ritmos latinos, de Recuerdos Bolivianos. 


    E, como não podia deixar de ser, dedicámos a música que se seguiu a todos os apaixonados, às voltas e desencontros que a vida dá e às segundas oportunidades com "Aconteceu" de Ana Moura. Seguimos com a nossa Criatura da Noite e com as Marchas com cheirinho a São Romão, terminando com a clássica Madalena à qual se juntou, em palco, a TMDUP. 


    No entanto a noite não ficou por aí. Entre sardinhas e bebidas, a Atituna seguiu pela quente noite a conviver e fazer música na que foi a última atuação deste ano, que culminou da melhor maneira.
    Queremos também agradecer a presença das nossas estimadas Sempre Atitunas que nos acompanharam e avivaram a nossa atuação: Matraka, Miminhos, Diesel e Peace no Love.


quarta-feira, 10 de junho de 2015

Reportagem do II Vintage

Foi com muita alegria que na passada sexta-feira partimos com destino a Vila do Conde para participar na noite de serenatas do II Vintage, Certame Internacional de Tunas Universitárias, organizado pela Tuna Distrito Universitário do Porto.


Quando lá chegamos, fomos recebidas com muita amizade num cenário de extrema beleza onde se realizou o evento das serenatas, em frente à Alfândega Régia, Museu da Construção Naval.


Sendo a noite de serenatas, começamos com "Siempre em mi mente". Seguimos neste registo de serenata, com "O que foi que aconteceu", de Ana Moura. Como este evento foi englobado nas festas do São João, e com um espírito já de santos populares, brindamos o público com "Dar de beber à dor" de Amália Rodrigues, finalizando a nossa atuação com a nossa tão característica "Criatura da Noite".


Foi sem dúvida uma noite bem passada e, por isso, gostávamos de agradecer o convite à TDUP e felicitá-los pelo seu 10º aniversário que realizaram este ano.
Até breve!

domingo, 31 de maio de 2015

Jantar com a Looney

     Na Sexta-feira passada, dia 29 de Maio, a ATITUNA juntou-se finalmente à Looney Tuna para um dos melhores jantares do ano, cheio de música, cumplicidade, amizade e diversão.
     Começámos por nos reunir no Café da Praxe,  praticar uma música que preparámos para a Looney, uma versão única de "Bailando".


     Mas não tardou a que eles chegassem e se juntassem a nós não só na música mas também num jogo da cadeira muito peculiar, onde através de muita diversão demonstrámos que a força não é o nosso ponto fraco.

 


     Após a resposta da Looney com uma música também dedicada a nós, preparámo-nos para jantar no pátio, já a pulsar de animação. Sentámo-nos todos juntos e aproveitámos a espera da comida para continuar a fazer música e conviver.



     Após o jantar, muita música e muita animação, foi tempo de presentear a Looney pelos seus dez anos, oferecendo 10 shots. Também a ATITUNA foi contemplada com uma garrafa de vinho, aberta pelo novo per-magíster.


     Foi com imensa pena que encerrámos o jantar, pois a noite ia avançada e precisávamos de mudar de sítio, mas não sem antes colaborarmos mais uma vez todos numa musiquinha!


     Terminou assim mais um mítico jantar Atituna-Looney, relembrando-nos que:
Por uma casa, por uma cor, levando a música a todo o lugar, como irmãos sempre nos teremos, uns aos outros para apoiar!

terça-feira, 26 de maio de 2015

XII FITAM

     Foi no passado dia 24 de Maio que a Atituna rumou ao Senhor de Matosinhos para o FITAM (Festival da TAIPAM). Neste Festival fomos guias das tunas a concurso TUALLE, TUSA, CUCA e TAUP, com as quais passámos a tarde, desde o almoço de sardinhas assadas, churros, diversão e muita muita música até à excursão pelas ruas de Matosinhos em festa, num passacalles que trouxe música ao Senhor de Matosinhos e que culminou numa serenata das tunas às "donzelas à janela".


     Depois de jantar, a Atituna preparou-se para atuar e abrir a segunda parte do espetáculo com a nossa Mariquinhas, para honrar as ginginhas bebidas naquela tarde. E porque foi a partir destes laços com a TAIPAM que a Atituna deu um salto para a fama, relembrámos um pouco da nossa história com os ritmos de Recuerdos Bolivianos. 


     Mas não nos esquecemos do nosso presente. Sábado foi também tempo de agradecer a quem tem feito muito pela nossa Tuna, a quem elevou mais um patamar ao longo de todo este ano: à nossa Magister Polifónica Aorticus Garibaldis. A ti, Magister, o nosso muito obrigada! 


     Mas as surpresas não ficaram por aqui! Foi também no FITAM, há dois anos atrás, que o amor "aconteceu" e, por isso, tivemos também o testemunho de uma pessoa muito especial para a nossa Magister que lhe veio dirigir umas palavras antes de arrancarmos para a nossa música que mais apela ao amor e ao sentimento: "O que foi que Aconteceu", de Ana Moura.


     Por fim, e como não podia deixar de ser, terminámos a nossa atuação com a nossa "Criatura da Noite" que, ao fim de um dia tão cheio de festa e animação nos fez a todas voar e sorrir.