ATITUNA

ATITUNA

Contactos

916262075
tufpceup@gmail.com

sábado, 26 de março de 2016

Encontro de Tunas Universitárias de Paços de Ferreira


No passado dia 18 de Março, a Atituna partiu de autocarro, para o Encontro de Tunas Universitárias de Paços de Ferreira, juntamente com a Looney Tuna, com quem fez a festa no caminho.

Ao chegar, jantámos na Escola Secundária de Paços de Ferreira com as restantes tunas: Literatuna (Tuna de Letras da Universidade do Minho) e a Estudantina de Braga.

 
O espetáculo decorreu na Biblioteca Municipal Professor Vieira Dinis e, entre a euforia das tunas e a animação da plateia, a Atituna viu chegar a sua vez de entrar em palco. Começámos, de forma solene e capa traçada, com uma serenata para entrarmos no espírito da noite académica. Assim, a "Siempre en mi Mente" foi o ponto de partida para a nossa atuação. De seguida, aproveitando o facto de ser o Ano Municipal da Juventude, porque não trazer à luz novamente aquele espírito jovem que nos faz arriscar? Porque não recordar os anos despreocupados, intensos, festivos da nossa juventude? Assim, seguimos com os ritmos latinos de "Recuerdos Bolivianos". E como é nestes anos que se vivem experiências e se agarram oportunidades de uma forma muito espontânea, seguimos com a nossa “Aconteceu” de Ana Moura.
 
Quase a terminar, e relembrando as noites de diversão e alegria, aquelas em que vamos beber um copo com os amigos, continuámos a nossa atuação com uma música de Amália Rodrigues, "Vou dar de beber à Dor". Para fechar a nossa atuação, convidámos o público a subir a palco para a nossa "Criatura da Noite”, tendo a Looney Tuna aceite o nosso convite.

No final, tivemos de regressar ao autocarro, onde por entre despiques, canções e inclusive uma atuação de beatbox, continuámos a nossa noite de festa com a Looney Tuna, até chegarmos a casa.


Foi efetivamente uma noite memorável, cheia de descontração e alegria, em que se pôde conviver, tocar, invadir palcos e viver a vida e a juventude. Damos os parabéns à excelente performance de todas as Tunas presentes e agradecemos ao Município de Paços de Ferreira e a todas as pessoas envolvidas na organização do “Traja-te”, em especial à Margarida Brandão pelo convite e toda a disponibilidade.

sexta-feira, 18 de março de 2016

VIII Escutuna

No dia 12 de Março, a ATITUNA partiu novamente para o Centro Escutista de S. Mamede de Infesta, desta vez com o intuito de participar no VIII Escutuna, organizado pelo Clã 9, como Tuna Extra-concurso, juntamente com a Setentuna e as 4 tunas a concurso: TAESAD, Tuna de Medicina Dentária do Porto, Tuna de Contabilidade do Porto e os nossos irmãos da Looney Tuna.


Passámos este final de tarde em convívio, tanto na nossa tuna, como com as restantes. Bem jantadas, continuámos a conviver, a tocar, muito embriagadas de bom espírito e animação, até à hora das Serenatas das tunas a concurso, que nos encantaram naquela linda noite.

 
Sendo o tema deste Festival os “Agentes Secretos”, tivemos oportunidade de assistir a quase todas as atuações e aos mais criativos vídeos de apresentação de cada tuna alusivos ao tema. Após ter sido apresentado o nosso, subimos a palco, começando a nossa Missão Impossível com a Mariquinhas. Seguidamente, e porque foi noite de criar muito boas recordações num palco que nos soube a “casa”, animámos as hostes com Recuerdos Bolivianos. E porque a magia também acontece quando estamos com os nossos amigos, quando fazemos novas amizades e quando fazemos e ouvimos tão boa música em família, deixámo-nos levar pela Aconteceu, de Ana Moura. Por fim, fechámos a nossa atuação com a nossa e só nossa Criatura da Noite.




Não podemos deixar de felicitar as tunas a concurso pela sua excelente performance e, claro, mais particularmente à nossa Looney Tuna pelos prémios de Melhor Solista e Melhor Instrumental! Sem nunca esquecer os agradecimentos devidos ao Clã 9 do CESMI – Agrupamento 143, que tão bem nos recebeu e tão bem organizou este Festival!

quarta-feira, 9 de março de 2016

Retiro ATITUNA 2016


Mais um fim de semana passado e com ele outro mítico retiro da ATITUNA.
A manhã de sexta mal tinha começado e todas nós já sentíamos aquele nervosismo na barriga, a preparar a mala, sempre com medo de esquecer alguma coisa que nos pudesse ser útil e a imaginar o que o retiro deste ano nos reservava.Carregámos as malas e os instrumentos e, pelo início da tarde, partimos rumo ao nosso destino, o Centro Escutista de São Mamede de Infesta (Agr. 143). Por incrível que pareça, uma viagem que apenas demorava 7 minutos de carro e poucos mais de autocarro, fez com que metade da ATITUNA se perdesse durante 1 hora. Mas tudo acabou bem e voltamos a estar todas reunidas, mesmo a tempo do tradicional jantar: frango de churrasco e batatas fritas.


Juntamente com o jantar veio uma grande novidade: a nossa tunante Fettuccine passou a mestra! Assim ao nome Fettuccine Aprioris, foi acrescentado BadenPowellis. Foi um momento de emoções fortes, acompanhado de muita alegria partilhado por todas nós. A restante noite foi marcada por convívio e de boa disposição, principalmente porque se juntaram a nós as nossas Sempre-Atitunas Taxa e Tututu. Não faltaram risos, brindes e muita receita para ajudar a aquecer do frio. Houve um momento de partilha de histórias, que durou até altas horas da madrugada, onde se falou de atuações de rua, festivais e até de sessões espiritas.
Acordámos no dia seguinte, ainda cansadas de toda a conversa, e rapidamente reabastecemos as energias com o almoço, onde houve lugar a muitas brincadeiras e risos à mistura, terminando mesmo a tempo do ensaio. Orientadas pelo nosso ensaiador, Tiago Dinis, tocamos durante horas, só com direito a pausa para o lanche. As novidades estão para breve, e podemos dizer que foi um grande ensaio onde tivemos o prazer de contar a presença das nossas mestras, Spaghetti e Polifónica.




A noite chegou e com ela o jantar, feito por nós, onde tivemos direito à companhia da nossa Santa e a outro monte de brindes, que se prolongaram até à tão aguardada festa do retiro. Demos asas a criatividade, vestimo-nos a rigor com acessórios e disfarces alusivos ao nosso nome de TUNA, e agarrámos os nossos instrumentos, para aquecer as nossas vozes com algumas músicas do nosso reportório. Começámos a festa com alguns jogos de mímica e acabámos a cantar karaoke, como sempre, ao som de Celine Dion e  Whitney Houston, roucas e desafinadas, mas super animadas e divertidas!

Infelizmente, chegou o Domingo e com ele a hora de partir. Almoçámos, arrumámos tudo, carregámos os instrumentos, tirámos a última fotografia de grupo, e levámos connosco um monte de novas memórias, histórias e risos e alguma esperança de um dia poder voltar.