ATITUNA

ATITUNA

Contactos

916262075
tufpceup@gmail.com

domingo, 14 de dezembro de 2014

Reportagem XI Expedição - Lisboa

No passado fim-de-semana a ATITUNA rumou a Lisboa para o XI Expedição, cheias de malas, música e alegria, durante uma longa viagem de quase quatro horas, na qual ensaiamos, cantamos e conversamos, mantendo o espírito elevado.
Chegamos a Lisboa já pela hora do jantar, para comermos - como gulosas que somos - um bom jantar no "Meninos do Rio", onde ficamos até às primeiras horas da madrugada, a aproveitar o clima festivo de nos encontrarmos num festival rodeadas de outras tunas e de muita música e atividades divertidas. Após a receção, acolhemos de bom grado o descanso da pousada, preparando-nos para o dia em cheio que viveríamos no sábado.


Mal acordamos, foi seguir para o Instituto Superior Técnico onde almoçamos, andando de seguida de um lado ao outro sempre em atividades fascinantes, desde uma aula sobre maquilhagem, zumba e até um vídeo de ação e uma música construída por nós. Desfrutamos ainda de um bom lanchinho, antes de nos dirigirmos ao auditório da faculdade de medicina dentária para o teste de som.
Após uma preparação com gosto e muita atitude para o festival que se seguiria, desfrutámos de um jantar no Instituto Superior Técnico, voltando de novo para o já mencionado auditório.
Iniciamos a atuação apresentando a resposta ao desafio proposto pela TFIST, incorporando na música Misirlou, adaptada pelo filme Pulp Fiction, toda a nossa energia, transmitindo ao público a ação que tão bem nos caracteriza. Seguiu-se o nosso "Instrumental" de Lady Gaga; a Dar de Beber à Dor, de Amália Rodrigues, onde surpreendemos o público com a nossa performance da Missão Impossível; e ainda Recuerdos Bolivianos. Para acalmar, apresentando o amor que floresce nos filmes de ação, cantamos Aconteceu, de Ana Moura, finalizando a atuação com a nossa, sempre nossa, Criatura da Noite.


Após o fim do festival, festejamos no Instituto Superior Técnico, rodeadas das restantes tunas. Sem mais energia para gastar, adormecemos felizes, preparando-nos para a viagem de domingo.
 No último dia em Lisboa, acordamos alegres e enérgicas, e dirigimo-nos ao brunch no IST, onde se procedeu à despedida das tunas e encerramento do festival.
Após esse momento, e como manda a tradição, paramos no Mac Donalds para recuperar energias para a viagem.





Já ao fim da tarde, chegamos ao Porto, cansadas mas contentes, querendo agradecer o convite da TFIST para participar nesta expedição cinematográfica, mantendo-se os desejos de, um dia, retornar.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

XI Expedição - Festival de Tunas Femininas do Instituto Superior Técnico



É já esta 6ª feira que rumamos à capital portuguesa para desfrutar de mais um fim-de-semana em tunas, no XI Expedição - Festival de Tunas Femininas do Instituto Superior Técnico.
Se estiveres por Lisboa, já tens programa para sábado dia 6/dezembro: aparece pelas 21h, no auditório da Faculdade de Medicina Dentária.
A vossa, Atituna :)

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Açores, aqui vamos nós :)

Foi com muito prazer que aceitamos o convite da Tuna com Elas para participar no XI Insula.
Partiremos uns dias antes rumo aos Açores, para nos podermos deliciar com as belas paisagens e petiscos.
No dia 29 atuaremos no Coliseu Micaelense, por isso, já sabes, se estiveres por lá junta-te a nós!

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Reportagem XIX Trovas

No passado dia 24  de Outubro, a Atituna partiu rumo ao XIX Trovas, mais um dos tantos festivais organizados pela Gatuna.
De malas feitas, partimos em direção às terras do Minho: umas com grandes expetativas, outras ansiosas por conhecer  “o novo”. Destemida, a Atituna em modo europeu chegou a Braga pronta para descobrir novos continentes.
  

            A nossa viagem teve início num maravilhoso jantar de gala, marcado pelo convívio entre as várias tuna, onde reinou a animação, boa disposição e a partilha do espírito musical. Contudo, a noite não parou por aí! Uma vez pousadas as capas, vestimo-nos a rigor, inspiradas pelos vários países da Europa. Seguimos para o Bar Académico, com a certeza de que a festa seria recheada de diversão.





No dia seguinte e já com as energias recarregadas, o Jardim de Santa Bárbara era o nosso destino. Pelas ruas da cidade, espalhamos o cheirinho a Atituna, encantando Bracarenses e não só!
Ainda cheias de energia, aproveitamos da melhor maneira os workshops proporcionados pela Gatuna. Primeiro, criamos ritmos no workshop de percursão e, seguidamente, sentimos o ritmo aprendendo dança do ventre.


Depois de um dia muito preenchido, esperava-nos um jantar cheio de surpresas. Como é característico da Atituna, a música imperou durante todo o jantar, sendo parte especial do repertório dessa noite, uma música especialmente preparada para uma das mais dedicadas Sempre Atitunas, a aniversariante, Magi Matraka Atitudis Baritunus Nominatus.





           Após este momento especial, chegou o momento mais aguardado do festival: a nossa atuação na grandiosa sala de espetáculos do Theatro Circo. Iniciamos a atuação com a nossa adaptação em vozes do "Hino da Alegria", como uma ode ao continente que nos foi atribuído - Europa. Após o mesmo, passamos ao nosso instrumental de Lady Gaga, sempre focadas no tema do festival.
Seguidamente, tocamos "Dar de Beber à Dor" de Amália Rodrigues, adoçando a apresentação com moedinhas de chocolate tipicamente europeias, abrindo caminho para "Aconteceu", de Ana Moura, com reminiscências dos amores em Paris, da família e da amizade.
Encerramos a mesma com a nossa, e sempre nossa, "Criatura da Noite", mostrando a energia de Portugal que, afinal, fica alojada nesta tão nossa Europa!




A festa continuou no Bar Académico, com muita música e diversão.

O domingo foi dia de regresso a casa, terminando assim mais um festival recheado de alegria e companheirismo! 

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

XIX Trovas


Foi com muito prazer que aceitamos o convite da Gatuna para o XIX TROVAS que se realiza este sábado, 25 de outubro, no Theatro Circo, em Braga.
Partimos já hoje rumo a um fim-de-semana que promete ser fantástico, com bom ambiente académico e tunante. 
Fica a sugestão de programa para todos. Contamos com a vossa companhia!

A vossa, Atituna*

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Jantar do VIII Aniversário

No passado dia 4 de Outubro, a Atituna reuniu-se em força para celebrar o seu VIII Aniversário, num jantar no Restaurante ML.



 Fomos presenteadas com a presença de muitas das nossas queridas Sempre-Atitunas, entre elas Matraka, Miminhos, Tututu, Naifas, Taxa, Flypa e Prima. 
 No meio de muitas palhaçadas, jogos e prendinhas a Atituna viu passar mais um excelente serão repleto de gargalhadas, brincadeiras, música e amizade.




Foi um evento em que se sublinhou a garra que é necessária para ter tornado este projeto revolucionário numa sucessão de momentos e histórias inesquecíveis, que todas levaremos para a eternidade. 




E porque "A Tuna é uma Vida", assim damos início a mais um ano de sorrisos, surpresas e música, cheias de Honra e Atitude!

domingo, 28 de setembro de 2014

Audições


AUDIÇÕES

São já esta 3ª feira, dia 30 de setembro, pelas 19h, na sala de convívio da FPCEUP.

Aparece!

Junta-te a nós :)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

I Encontro Solidário de Tunas da Gondomar Social

No dia 20 de Setembro, a ATITUNA apresentou-se na Escola Secundária de Rio Tinto, a convite da Sempre-Atituna Magi Matraka Atitudis Baritunus Nominatus, com o intuito de passar uma noite de alegria com cariz solidário, para a Associação Gondomar Social.
À chegada, e após o sound-check, dirigimo-nos à cantina para uma refeição de entradas diversas, com caldo verde, bifanas e sobremesas. Na companhia das outras tunas presentes, o jantar foi animado com diversas canções. 


De seguida, e como boas amigas da música, a ATITUNA marcou presença no auditório para prestar apoio às tunas que atuaram antes de nós. Após deliciar os ouvidos, chegou a altura de pisarmos o palco, cheias de energia e de sorrisos no rosto, preparadas para nos juntarmos a uma causa e para fazer o que mais gostamos: música!
Começamos a nossa atuação com o nosso tão característico Instrumental “Lady Gaga”, prosseguindo com um fado bem tradicional português, de Amália Rodrigues, “Dar de Beber à Dor”. Seguidamente, aquecemos a nossa performance com os ritmos latinos de “Recuerdos Bolivianos”. No meio de tanta animação, não poderia faltar um momento mais sério e calmo, aí, brindamos o público com um fado de Ana Moura, “O que foi que aconteceu”. Terminamos a atuação com a “sempre nossa, Criatura da noite”. 



Não podemos deixar de agradecer o convite que nos foi feito, sendo sempre bom transformar uma noite comum numa oportunidade solidária, recheada de alegria e diversão!

Abertura do ano letivo & Pátio After8

No passado dia 15 de Setembro, a Atituna esteve presente na Sessão de Abertura do ano letivo de 2014/2015 e de boas vindas aos novos alunos.
Começámos por "Dar de Beber à Dor" com muita alegria e, já com os ânimos do auditório em alta, passámos aos ritmos latinos de “Recuerdos Bolivianos”, com muito apoio e motivação da nossa audiência. A leda nostalgia das felizes memórias passadas em tuna deu lugar a "O que foi que Aconteceu", de Ana Moura.
Assim terminámos a atuação num começo de ano que estará, certamente, repleto de mais momentos inesquecíveis de que queremos que as novas alunas façam parte!




No dia 18 de Setembro, integrado na semana de boas vindas aos novos estudantes promovida pela nossa AE, a ATITUNA esteve presente no Pátio After8. Foi mais um belo momento musical onde atuamos para o nosso melhor público.
Iniciamos a atuação com o nosso Instrumental ao som de Lady Gaga. Envolvidas pelo espirito de festa, não poderíamos deixar de “Dar de beber à Dor”, com o fado que tanto nos caracteriza, da nossa Amália Rodrigues. Seguiu-se a nossa atuação com uma enorme nostalgia, onde relembramos o calor e algumas memórias das nossas férias, ao ritmo de “Recuerdus Bolivianos”. Por fim terminamos a atuação, como não poderia deixar de ser, com a nossa "Criatura da noite". Queríamos deixar um agradecimento especial a AE pelo convite, pois é sempre um enorme prazer atuar na Nossa Mui Nobre Casa.


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ano Novo, Caloiro Novo

Para todos aqueles que começam um novo capítulo da sua vida estudantil os nossos sinceros parabéns por todo o caminho até aqui percorrido e votos de um ano letivo com muito sucesso. Posto isto, porque não iniciar esta nova aventura.com um pouco de música á mistura? A tua oportunidade é agora. Agarra-a! Vem assistir aos nossos ensaios e ver o que nos faz ser Atituna. Não há nada como tirar a prova dos nove, dos dez e se for preciso, dos onze, quantas vezes quiseres para ter a certeza de que é aqui que queres estar.
Os ensaios são as Terças e Quintas feiras pelas 21 horas na tua FPCEUP.
Mais informações serão reveladas, a seu tempo.


quinta-feira, 17 de julho de 2014

Polifónica Aorticvs Garibaldis

A aspirante Inês chegou à Atituna de pólo laranja, com muita vontade de levar a voz mais longe e 'fazer Acontecer' em muitos palcos.
Logo nos primeiros passos se notou a determinação de quem queria agarrar este projeto como se fosse seu e, por entre acordes de guitarra, tornou-se na Polifónica. A da voz forte, a da garra nas notas entoadas, a da certeza.

Cuidou da Atituna com tudo o que tinha. 
Tornou-se na guardiã do nosso dinheiro e nunca deixou que os cêntimos fossem problema. 
Dedicou-se ao naipe das guitarras, ensinando as pequenas petizes que ambicionavam chegar mais longe. 
Fez crescer solistas, deu o lugar à frente para que muitas brilhassem e se tornassem grandes tunantes. 
Óbvio o título de Aorticvs, numa noite de rua, por todo o coração que deixou nesta tuna.


Mais do que isso, e depois de muitas batalhas perdidas, nunca desistiu. 
Continuou com o mesmo amor, continuou a enfrentar os diferentes palcos como se fossem o mesmo. 
Tratou da logística de quarenta mulheres durante um ano, e nunca ninguém ficou a pé quando os pés doíam de tanto andar. 
Fez crescer pessoas e deixou que a deixassem crescer. 




Tudo isso valeu-lhe a passagem a Mestre Tuna, com mais um nome: Garibaldis
Garibaldis, porque sempre teve toda a coragem para se manter firme, resiliente e focada na tuna.
Mestre, Magister, um único nome que nos levará mais alto neste novo ano!




Pelas Mestres Tuna:

Naifas do Contra Atitvdis Sonolentis Martinis
Magi Matraka Atitvdis Baritunus Nominatus
Padrinha Cravita Atitvdis Mafiosis Homicidiae
Banderas Atitvdis Virtuosos Generalis
Taxa Arreganhada Atitvdis Rockeirus Musicodependentis
Miminhos Atitvdis Gestorae Carismaticvs
Petite Marie Atitvdis Pentavozis Destrambelhatis
Peace no Love Execvtivs Pragmaticvs
Flypa Contratempo Heptaeinstrumentum Lealtatis
Croft Vigorosvs Caleidoscopivm 
Santa Dinamicvs NasAlturis
Etiqueta Atitvdis Resistentis AvisRara
Aloé Lunaticvs Epicuristicum
Spaghetti Eruditvs Luterus