ATITUNA

ATITUNA

Contactos

916262075
tufpceup@gmail.com

sábado, 1 de dezembro de 2012

II FETA - o rescaldo do Fim do Mundo

Após meses de trabalho árduo, dedicação e nervosismo, eis que chega o dia mais esperado deste ano letivo: O Fim do Mundo! Para nos despedirmos em grande, convidamos as magníficas tunas do II FETA para uma festa que marcava o início de um fim de semana que prometia e que foi formalmente aberto no Porto D'Honra com um discurso da nossa Magister. Esta festa foi realizada na nossa FPCEUP em parceria com a Associação de Estudantes, à qual agradecemos o apoio dado. Música, brindes, dança e muita conversa encheram o pátio da nossa Faculdade onde não houve ninguém que esperasse pela surpresa que deu início ao verdadeiro Fim do Mundo! Projectado na parede, um relógio marcava o final countdown, pressagiando um grande momento.



Enquanto isso, a Dolce Gusto ia servindo cafés, capuccinos e chocolate quente, garantido que todos estavam plenamente acordados até à meia noite!



Assim, às 12 badaladas do dia 10 de Novembro, as vozes do eCOROnomia (Coro da Faculdade de Economia do Porto) soaram no pátio aclamando o Fim do Mundo debaixo de uma chuva intensa, especialmente programada para a ocasião, com uma música tão caraterística, “Acordai”.




Apesar do mau tempo que decidiu permaneceu na nossa festa, esta não acabou. Afinal, era só o início do verdadeiro fim do mundo, pelo que a música e a dança continuaram como “se não houvesse amanhã”.



Já da parte da tarde do dia 10, depois de umas horinhas de sono, foi tempo de voltar ao trabalho (e à diversão!), dando novamente as boas vindas às tunas convidadas na Praça dos Leões. Aqui, receberam uma carta tarot que, com um cheirinho a mistério e incerteza relativa ao futuro, indicava uma tarefa a executar que levaria à sobrevivência da tuna. Foi desta forma que as tunas iniciaram um conjunto de danças. Desta vez, foi a Redbull que assegurou que ninguém ficava sem energia pelo caminho! As nossas tunas académicas extra-concurso, TAFEP e Looney Tuna, também tiveram oportunidade para dar um pezinho de dança e espalhar o ar da sua graça na arte da Dança. 



No final, com umas calorias a menos, todas as tunas já estavam preparadas para enfrentar a grande noite que se avizinhava. Rumo ao Sá da Bandeira, realizou-se o sound-check e aproveitou-se para reabastecer energias com um lanche. Este momento de convívio entre as tunas, estendeu-se até àquela que seria a última ceia no Restaurante Império. O tempo de jantar passou a voar, chegando o momento mais aguardado e desejado do II FETA:  as atuações! Num Teatro Sá da Bandeira cheio, todos estavam prontos para assistir ao espectáculo do ano no mundo das tunas.




Para a abertura do espectáculo, o Grupo de Artes Circenses Só Animarte encheu as ruas e o Teatro Sá da Bandeira de fogo, luz e cores, demonstrando habilidade, destreza e animação.



A nossa querida Looney Tuna marcou a abertura das atuações, antecedendo a sua actuação com uma dança super inovadora para maiores de 18 anos e cerca de 3 bolinhas vermelhas, numa tentativa de imitar o nosso vídeo de promoção (http://www.youtube.com/watch?v=aEvbQKJhKQs). Mas as surpresas não acabaram por aqui: a cada intervalo de música, homenageavam a ATITUNA, entoando músicas de um reportório que é tão nosso.


 
Depois desta fantástica abertura, foi a vez da Tuna Feminina da UCP encatar o público, sempre apoiada pela sua claque, bem como da TFENFP.



A cada intervalo entre tunas, o aclamado humorista Hugo Sousa fez questão de alegrar o nosso público, enchendo o Teatro Sá da Bandeira de gargalhadas genuínas!  


Ao intervalo, a animação mudou dos lugares do Teatro para a zona do bar, onde a música e a conversa continuou até o início da segunda parte.


No início da segunda parte, os nossos padrinhos, a TAFEP, encheram os nossos corações com homenagens a cada início de cada música tocada.


 Seguiram-se mais duas tunas a concurso, a Tunafe e a TESUNA.


Após a atuação de todas as tunas convidadas, foi a vez da ATITUNA mostrar o que nos move e nos faz sorrir: a nossa música. Agradecendo todo o apoio dos nossos irmãos, juntamo-nos a eles ao longo de alguns ensaios (http://www.youtube.com/watch?v=cHdQcZCXeTk) para preparar um Samba adaptado de Carmen Miranda por Adriana Calcanhoto (E o Mundo não se acabou) que, cheio de ritmo e animação, marcou a sobrevivência ao Fim do Mundo! Afinal, "anunciaram e garantiram que o mundo ia-se acabar e por causa disso toda a gente lá de casa começou a rezar".


Depois do verdadeiro Fim do Mundo em cima do palco, por entre o nosso reportório o público presente pode assistir à estreia do nosso mais recente investimento: o nosso Instrumental que, de uma forma tão pioneira quanto ousada, compila músicas de Lady Gaga. Foi neste momento aureo que um conjunto de balões caiu sobre o público.


Finda a nossa atuação, o júri subiu a palco para proceder à entrega de prémios. Neste momento marcado por ansiedade e suspense, foram anunciados os seguintes prémios:

Melhor pandeireta: Tesuna
Melhor Porta-Estandarte – Tunafe
Melhor Desempenho Instrumental: Tesuna
Melhor Desempenho Vocal: TFUCP
Melhor Claque: Tunafe
Melhor Solista: Tesuna
Tuna mais FETA: Tesuna
Melhor Tuna: Tesuna


A Festa continuou no bar do Teatro Sá da Bandeira, onde comemoramos com as tunas presentes o facto de o Fim do Mundo não ter acabado com brindes, hinos académicos, muita conversa e, claro está, muita música!


Obrigado a todos pela presença e dedicação na concretização de mais um sonho da ATITUNA, em especial às tunas participantes que permitiram um espectáculo de qualidade!

Sem comentários: